sábado, 29 de outubro de 2011
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Questões vazaram de pré-teste do Enem 2011
As questões a que alunos de uma escola do Ceará tiveram acesso antes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 vazaram do pré-teste aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), apurou o UOL Educação nesta quarta-feira (26). O MEC (MInistério da Educação) confirma que testes prévios do Enem foram feitos no Colégio Christus, em Fortaleza, em outubro do ano passado.
Os itens deste simulado foram colocados em redes sociais na internet por estudantes na noite de terça-feira (25). Após a divulgação, o MEC (Ministério da Educação) confirmou que pelo menos nove questões eram idênticas às aplicadas no último final de semana.
Pré-teste
Segundo o MEC, o colégio fazia parte da amostra de escolas que participaram da chamada calibragem de itens do exame -- nesta etapa do processo, o Inep/MEC aplica algumas questões a alunos de todo o Brasil para "classificá-las" em relação ao nível de difidiculdade. São sorteadas escolas de três grupos (com baixo, médio e alto desempenho). No caso, o Colégio Christus foi sorteada como uma instituição de alto nível.O MEC aplicou 384 testes (16 cadernos com 24 questões) nesse grupo amostral de que a escola faz parte. Após a aplicação do pré-teste, os cadernos de prova são retornados ao Inep e são incinerados. Segundo o órgão, todos os cadernos de pré-teste da calibragem de outubro de 2010 foram devolvidos e queimados.O Inep tem controle dos cadernos de pré-teste que são aplicados. Em outras ocasiões, o próprio órgão já retirou do banco de itens questões pré-testadas que não foram devolvidas. Quando elas voltam para o Inep, caem em um banco unificado de questões.
As questões a que alunos de uma escola do Ceará tiveram acesso antes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 vazaram do pré-teste aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), apurou o UOL Educação nesta quarta-feira (26). O MEC (MInistério da Educação) confirma que testes prévios do Enem foram feitos no Colégio Christus, em Fortaleza, em outubro do ano passado.
Banco de questões
Segundo o diretor do colégio, Davi Rocha, “não é possível afirmar” que as questões saíram do banco de questões do MEC, mas que “imagina que tenha”. De acordo com ele, o Christus não teve acesso ao pré-teste, somente alguns estudantes –e que eles podem ter colocado os itens no banco do colégio. Rocha disse que os alunos são “colaboradores” do colégio para a formulação de questões. “Nosso banco de questões é formado por diversos colaboradores” afirmou.
O governo estuda anular a prova dos mais de 600 alunos do colégio e reaplicá-las em breve. O MEC também anunciou que pediu à Polícia Federal que investigue o suposto vazamento das questões.
O Colégio Christus divulgou uma nota na tarde desta quarta em que reitera que os próprios alunos que fizeram o pré-teste podem ter sugerido as questões que foram parar no material da escola. A instituição diz ser “impossível que mantivesse qualquer tipo de contato prévio com o exame [Enem]”. (Veja íntegra da nota publicada)
Em relação à redação proposta pelo o colégio (sobre “redes sociais”, o mesmo do Enem 2011), a nota afirma que a escolha do tema “decorreu de uma avaliação contextual, mediante pesquisas e consultas a diversas fontes”. O Christius diz, ainda, que sua redação focou-se na “capacidade das redes na mobilização popular” e, a do Enem, nos “limites entre o público e privado nas relações interpessoais”.
Piada matemática - Teólogo, Biólogo e Matemático!

Um biólogo, um matemático e um teólogo estão parados entre dois pontos de
ônibus. Vem um ônibus e na primeira parada sobem 10 pessoas. 100 metros para frente, na segunda parada, 11 pessoas descem do ônibus.
O teólogo: Um milagre!! Um milagre!!
O biólogo: Que nada, eles se reproduziram!
O matemático, após pensar alguns segundos: Se mais alguém entrar no ônibus ele fica vazio de novo!
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Quantos tem? Certeza? O que houve?
Link para visualizar ou baixar!
http://www.mediafire.com/imageview.php?quickkey=4x4igr26udgcu40&thumb=4
http://www.mediafire.com/imageview.php?quickkey=4x4igr26udgcu40&thumb=4
domingo, 23 de outubro de 2011
A OVELHA MANHOSA
Chegou a Primavera e as ovelhas começam a ter calor com os seus casacos de lã. O pastor resolve então iniciar a tosquia.
As 20 ovelhas do rebanho são colocadas em fila. No último lugar da fila, a ovelha Manhosa olha as ovelhas que tem à sua frente e que esperam a sua vez de ser tosquiadas. Cheia de calor, a Manhosa decide passar à frente três lugares, sempre que o pastor retira uma ovelha da fila.
Quantas ovelhas serão tosquiadas antes da Manhosa?
Tema da redação do Enem fala sobre viver em redes no século 21.

Candidatos escreveram sobre os limites entre o público e o privado.
MEC confirmou dicas reveladas pelos primeiros estudantes a sair da prova.
Do G1, em São Paulo
O enunciado incluso na prova de redação derrubou as suspeitas levantadas no sábado (22) de que o tema havia vazado e falaria sobre o povo indígena e a justiça brasileira. O MEC havia negado o vazamento no sábado.
http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/10/tema-da-redacao-do-enem-fala-sobre-viver-em-redes-no-seculo-21.html
http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/10/tema-da-redacao-do-enem-fala-sobre-viver-em-redes-no-seculo-21.html
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Enem: candidato deve prestar atenção ao horário de verão
Enem: candidato deve prestar atenção ao horário de verão
Todos os anos, muitos candidatos deixam de fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) porque chegam atrasados aos locais de prova. Os portões são fechados às 13h (horário de Brasília) e não há tolerância. Por isso, o Ministério da Educação (MEC) recomenda que o estudante chegue ao local de prova com uma hora de antecedência, quando os portões são abertos. Outro cuidado que o participante deve ter é com o horário de verão e com as diferenças de fuso horário.
Saiba mais sobre o horário de verão
Fique por dentro das questões do Enem
Teste-se: faça o Simulado do Enem
Veja como será a seleção nas principais universidades públicas
Acompanhe no Terra a correção online das provas
Da prova que vazou ao endereço errado, veja as falhas do Exame
Enem 2010: veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas
Fique por dentro das questões do Enem
Teste-se: faça o Simulado do Enem
Veja como será a seleção nas principais universidades públicas
Acompanhe no Terra a correção online das provas
Da prova que vazou ao endereço errado, veja as falhas do Exame
Enem 2010: veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas
Os portões são fechados impreterivelmente às 13h, pelo horário de Brasília, onde vigora o horário de verão. O mesmo ocorrerá em Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, no Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, na Bahia e no Arquipélago de Fernando de Noronha.
Já nos Estados do Nordeste, no Amapá, Pará, Tocantins, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul os portões serão fechados às 12h (horário local). No Acre, Amazonas, em Rondônia e em Roraima, que estão duas horas atrasados em relação a Brasília, os portões fecham às 11h (horário local).
Recorde de inscritos
Mais de 5 milhões de candidatos deverão comparecer neste fim de semana às 150 mil salas de prova para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No sábado, os candidatos responderão a questões de Ciências Humanas e da Natureza. Já no domingo, de Matemática e Língua Portuguesa, além da redação.
Mais de 5 milhões de candidatos deverão comparecer neste fim de semana às 150 mil salas de prova para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No sábado, os candidatos responderão a questões de Ciências Humanas e da Natureza. Já no domingo, de Matemática e Língua Portuguesa, além da redação.
A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.
Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.
Veja os destaques do chat sobre a prova de matemática do Enem!
Veja os destaques do chat sobre a prova de matemática do Enem!
Professor Marcelo Dias Carvalho, do Etapa, participou de bate-papo no G1.
Enem acontece neste fim de semana; 5,3 milhões se inscreveram.
O professor Marcelo Dias Carvalho, do cursinho Etapa, participou nesta quinta-feira (20) do chat do G1 e avisou os candidatos que a melhor estratégia para se dar bem nas 45 questões de matemática é responder primeiro as perguntas mais simples e evitar chutar respostas.
Segundo Carvalho, a prova do Enem é mais parecida com o basquete do que com o futebol. “No futebol você chuta e o que importa é bola na rede. O Enem, usando aTRI [Teoria de Resposta ao Item], está mais próximo do basquete. A pontuação é diferente dependendo do lugar que arremessa a bola”, explicou.
Para ajudar na preparação, o professor de matemática sugeriu que os alunos tenham sempre em mente a importância de dominar o cálculo de porcentagem e a interpretação de gráficos e tabelas, que são “o DNA do Enem”.
Entre os conteúdos principais de matemática, Carvalho afirmou que esperar encontrar questões sobre geometria, tanto plana (como a cobrança de áreas de figuras, a semelhança de triângulos) quanto espacial, que exigem o cálculo e a escala de comprimento, área e volume de sólidos geométricos, entre eles cilindro, prisma, pirâmide, cone.
Análise combinatória e estatística também devem estar presentes, além de problemas envolvendo questões matemáticas (cálculo de variação de temperatura, custo e lucro) e ainda “um pouquinho de trigonometria”, mas apenas os cálculos mais simples, segundo ele.
Carvalho comentou, durante o chat, o resultado da prova de matemática e suas tecnologias do Enem 2010, divulgado em setembro. A diferença da média das escolas privadas para as escolas públicas foi a maior entre todas as matérias. Segundo o professor, a notícia é “lamentável”, porque “na escola pública os assuntos acabam sendo dados aquém do desejado, e isso gera medo dos alunos ao Enem”. Ele recomendou aos alunos de escola pública que usem como base as provas do ano passado e retrasado para conhecerem o que a prova pede.
Teste rápido! Você é capaz?
Adição de açúcar
Observe desenho ao lado. Não, não é uma nova dieta rica em refrigerante. Cada letra representa um algarismo de 0 a 9. Para Qual a operação fique correta, qual o valor de cada letra? |
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
Teste rápido!
Lotação esgotada
| Um elevador pode levar 20 adultos ou 24 crianças. Se 15 adultos já estão no elevador, quantas crianças podem entrar ? |
Sistema de questões usado no Enem reduz chances de acerto por 'chute
Sistema de questões usado no Enem reduz chances de acerto por "chutes"
Teoria da Resposta ao Item mede a proeficiência do candidato
Questões têm pesos diferentes no cálculo final da nota.
O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem 2011), que será realizado neste sábado (22) e domingo (23) para mais de 5,3 milhões de candidatos de todo o país, utiliza um sistema de cálculo matemático diferente dos vestibulares na hora do cálculo da nota de cada candidato. A Teoria de Resposta ao Item (TRI), usada do Enem, relaciona uma ou mais habilidades do estudante com a probabilidade de acerto da resposta. Cada questão tem um nível de dificuldade diferente e, consequentemente, valores diferentes. Assim, dois estudantes que acertarem o mesmo número de questões não necessariamente terão a mesma nota final no Enem.
O Enem é composto por quatro provas objetivas (ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens), cada uma com 45 questões cada, e mais uma redação.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o Enem, a TRI reduz as chances de acerto por "chute" das respostas do Enem. Na TRI, o foco é no item, como é chamada cada questão, e não no total de acertos. Aluno que mostra padrão de resposta médio ao longo da prova, se acerta uma questão de padrão mais difícil pode aparecer uma resposta aleatória.
A TRI é o conjunto de modelos que relacionam uma ou mais habilidades com a probabilidade de a pessoa acertar a resposta. Cada item/questão é construído um modelo representado por três parâmetros: a discriminação (que ajuda a diferenciar a habilidade dos alunos), o grau de dificuldade e o acerto casual. Já o vestibular, como da Fuvest, por exemplo, utiliza a Teoria Clássica dos Testes (TCT). Quem acertar mais perguntas, soma mais pontos.http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/10/sistema-de-questoes-usado-no-enem-reduz-chances-de-acerto-por-chute.html
545 mil farão Enem para obter diploma do ensino médio
545 mil farão Enem para obter diploma do ensino médio
Meio milhão de participantes vão fazer o exame em busca do certificado de conclusão da educação básica
Parte dos 5,3 milhões de candidatos que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no final de semana não tem como principal objetivo conseguir uma vaga em universidade pública ou uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Cerca de 545 mil participantes declararam na ficha de inscrição que estão em busca do certificado de conclusão do ensino médio, que pode ser obtido sem que a etapa tenha sido concluída a partir do desempenho na prova.
Desde 2009, participantes maiores de 18 anos que por algum motivo não tenham concluído a educação básica na idade esperada podem conseguir o diploma de ensino médio por meio do Enem. O número de interessados cresce a cada ano: em 2009, 197 mil candidatos fizeram o Enem com o objetivo de obter a certificação. Em 2010, o número saltou para 539 mil. O documento é expedido pelas secretarias de educação e institutos federais.
O aluno pode pedir o certificado de conclusão por disciplina ou de toda a etapa. Para isso, precisa atingir notas mínimas que são estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2009, apenas 69 mil atingiram a nota exigida e conseguiram o certificado. Em 2010, 110 mil foram declarados aptos.
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Os últimos dias que antecedem a prova do ENEM...
Os últimos dias que antecedem a prova devem ser de tranquilidade, de relaxamento. Ouvir música, ir ao cinema, caminhar no parque, praticar esportes dos quais gosta contribuem para eliminar o estresse, bem como reduzir a ansiedade. Trata-se de um momento para preparar o corpo e a mente, por isso montar um cardápio saudável e dormir bem também se tornam fundamentais para que o estudante chegue preparado fisicamente e psicologicamente para enfrentar uma prova que exige muita concentração e paciência, acima de tudo.
E no momento da prova? O que fazer? Deve-se evitar o nervosismo e saber controlar a ansiedade. Para isso, é importante que se tenha em mente que se trata apenas de uma prova entre tantas outras que uma pessoa vai enfrentar na sua vida. Não é o futuro que está em jogo, como muitos pensam e querem fazer com que o estudante também pense. Um futuro promissor não depende apenas uma prova. É muita responsabilidade nos ombros de jovens, que se encontram numa das fases mais bonitas da vida. Se for bem, parabéns, mas se não for, não é o fim do mundo, pois outras oportunidades vão aparecer e um desempenho abaixo do esperado poder servir como estímulo para se preparar melhor visando a outros processos. 
Para isso não faltam exemplos. Muitos jogadores que hoje são craques e ídolos em seus clubes foram reprovados em "peneiras" realizadas nas escolinhas de base. Mesmo assim eles não desistiram, deram a volta por cima e se consagraram anos mais tarde.
Quanto à prova em si, é basicamente de leitura e interpretação de textos. Sendo assim, é fundamental que os textos sejam lidos com muita calma, da mesma forma como os gráficos e as imagens devem ser analisados e interpretados. Deve-se fazer também uma leitura minuciosa dos enunciados para identificar realmente o que eles pedem, pois muitas vezes, a resposta está clara.
No caso da redação, uma dica é que logo no início o estudante esboce um rascunho dela, pois a mente está descansada, permitindo assim que as ideias fluam com mais facilidade. Em seguida, parta para a realização da prova objetiva. Passada uma hora, por exemplo, o estudante pode alongar os braços e pernas na cadeira e parar por alguns minutos a fim de se recomporem as ideias. Sugere-se, após este momento, que o estudante retome a redação, relendo o que foi escrito, corrigindo eventuais erros e passando o texto a limpo com muito cuidado, evitando rasuras e caprichando na grafia. Em seguida, retorna-se à interpretação da prova. Não se trata de uma receita que deve ser seguida literalmente, mas apenas uma dica que, com base na experiência, contribui para um bom desempenho. É importante lembrar que o tempo é suficiente para a realização da prova. Por fim, só nos resta desejar boa sorte a todos os estudantes.
ENEM - Matemática exige raciocínio e atenção na hora da prova
A prova de Matemática é aquela que, no Enem, apresenta conteúdo mais extenso e, por isso, requer que o candidato compreenda fenômenos, resolva problemas e analise propostas de intervenção na sociedade. O aluno precisa compreender que a linguagem matemática é uma construção cultural. Nesse sentido, as questões estão relacionadas à integração da linguagem matemática com a vida cotidiana.
Gráficos e tabelas são instrumentos usados nas provas do teste que avalia a qualidade do ensino
Para se dar bem na prova que será aplicada no próximo domingo (23), além de saber os conceitos básicos, é importante que o candidato faça uma boa revisão. Aqui, enumeramos alguns dos temas que vem sendo colocados como competências que o MEC espera que os estudantes tenham desenvolvido ao longo da vida escolar, em cada campo de conhecimento.
Geometria do ensino médio é um deles. Apesar das questões estarem sempre contextualizadas, espera-se que o candidato demonstre conhecimento sobre o valor de um ângulo, saber o que é um poliedro e o prisma e as relações entre os triângulos. Afora o que é cobrado do ensino médio, uma parte das questões utiliza conceitos simples - como metro quadrado, metro cúbico, pi, raio e teorema de Pitágoras - que são ensinados ainda no ensino fundamental.
A prova também trabalha com conceitos ligados a escalas. Tanto as mais conhecidas, definidas pelo Sistema Internacional de Medidas, como o "metro", quanto outras aceitas por esse sistema, como o "segundo", o "minuto" e a "hora". É necessário que o aluno compreenda que todas as escalas partem de uma construção autoritária e que qualquer outra poderia, desde que aceita por todos, ser utilizada pelas pessoas. Estas noções podem garantir uns pontos a mais e ajudar a conquistar uma vaga em uma universidade.
A prova pode, por exemplo, apresentar os dados em metros e pedir ao aluno para transformá-los em decímetros. Questões que relacionam escalas que são contadas de 10 em 10 com as contadas de 60 em 60 e/ou com escalas de 100 em 100, são consideradas as mais difíceis e que causam confusão aos candidatos.
Outro conhecimento cobrado no Exame, é que o estudante relacione grandezas de diferentes formas. Para testar os conhecimentos sobre grandeza diretamente proporcional e a 'inversamente proporcional'. E, finalmente, cobra a noção de regra de três, os cálculos envolvendo porcentagem e juros simples ou compostos. Situações cotidianas, como juros cobrados por instituições bancárias ou o aumento do preço final de um produto quando resolvemos comprá-lo financiado são questões recorrentes no exame.
A álgebra também tem presença garantida e em bom número na prova de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E não bastará resolver a equação. É necessário que situações representadas em várias formas de textos, como gráficos, figuras geométricas e histórias sejam transformadas em equações algébricas pelo candidato, para só depois, calcular o resultado cobrado em cada questão.
Também será exigido o conhecimento de gráficos cartesianos e a capacidade de analisá-los.
A leitura de gráficos e tabelas exigida no Enem evidencia o distanciamento entre o ensino médio atual e a proposta do Ministério da Educação para este nível. Apesar de, na sala de aula o assunto ficar restrito aos tipos de gráficos (pontos, pizza ou cartesiano), o Enem exige que o estudante saiba usá-los para a resolução de problemas, entendendo o que ali está contido e quais as consequências lógicas decorrentes. E mais, a leitura e interpretação de gráficos é cobrada não só na prova de matemática, mas em outras três. Desta forma, é preciso analisar e extrair deles informações para a resolução de diversas situações-problema.
Em geral, estão relacionados a situações da sociedade e da economia, aos fenômenos científicos e até mesmo à vida cotidiana. Lembre-se: a resposta estará na tabela ou no gráfico ou será o resultado de tendências apontadas neles.
São considerados mais complicadas, aquelas que exigem a extrapolação, ou seja, quando a análise dos dados do gráfico ou tabela serve para prever consequências lógicas. Ou ainda, nos casos de interpolação - quando precisamos encontrar o dado em algum intervalo dentre os ilustrados.
A estatística será cobrada, em geral, relacionada a situações reais, como na análise de dados econômicos, sociais e até na exposição de pesquisas de opinião. Os dados apresentados nas questões, e que servirão para os alunos fazerem cálculos, podem estar nos anunciados ou em gráficos e tabelas.
Alguns conceitos simples de estatística, que caem sempre na prova do Enem, costumam ser desconhecidos dos alunos, como os de moda, média e mediana. A moda é o valor que aparece mais vezes na amostra, entretanto, nem sempre uma amostra tem moda, e, quando tem, ela não precisa ser única. Mediana é o número que, depois de ordenada a amostra, fica bem no meio dela. Metade da população da amostra terá valor inferior à mediana e outra metade terá valor superior. Quando a população total for um número par, a média simples dos dois valores do meio da amostra será a Mediana. Em caso de a população total ser um número ímpar, o valor do meio é a mediana. Já a média, a mais fácil, é a soma de todos os valores da população dividida pelo total da população.
http://tribunadonorte.com.br/noticia/matematica-exige-raciocinio-e-atencao-na-hora-da-prova/199730
Para se dar bem na prova que será aplicada no próximo domingo (23), além de saber os conceitos básicos, é importante que o candidato faça uma boa revisão. Aqui, enumeramos alguns dos temas que vem sendo colocados como competências que o MEC espera que os estudantes tenham desenvolvido ao longo da vida escolar, em cada campo de conhecimento.
Geometria do ensino médio é um deles. Apesar das questões estarem sempre contextualizadas, espera-se que o candidato demonstre conhecimento sobre o valor de um ângulo, saber o que é um poliedro e o prisma e as relações entre os triângulos. Afora o que é cobrado do ensino médio, uma parte das questões utiliza conceitos simples - como metro quadrado, metro cúbico, pi, raio e teorema de Pitágoras - que são ensinados ainda no ensino fundamental.
A prova também trabalha com conceitos ligados a escalas. Tanto as mais conhecidas, definidas pelo Sistema Internacional de Medidas, como o "metro", quanto outras aceitas por esse sistema, como o "segundo", o "minuto" e a "hora". É necessário que o aluno compreenda que todas as escalas partem de uma construção autoritária e que qualquer outra poderia, desde que aceita por todos, ser utilizada pelas pessoas. Estas noções podem garantir uns pontos a mais e ajudar a conquistar uma vaga em uma universidade.
A prova pode, por exemplo, apresentar os dados em metros e pedir ao aluno para transformá-los em decímetros. Questões que relacionam escalas que são contadas de 10 em 10 com as contadas de 60 em 60 e/ou com escalas de 100 em 100, são consideradas as mais difíceis e que causam confusão aos candidatos.
Outro conhecimento cobrado no Exame, é que o estudante relacione grandezas de diferentes formas. Para testar os conhecimentos sobre grandeza diretamente proporcional e a 'inversamente proporcional'. E, finalmente, cobra a noção de regra de três, os cálculos envolvendo porcentagem e juros simples ou compostos. Situações cotidianas, como juros cobrados por instituições bancárias ou o aumento do preço final de um produto quando resolvemos comprá-lo financiado são questões recorrentes no exame.
A álgebra também tem presença garantida e em bom número na prova de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E não bastará resolver a equação. É necessário que situações representadas em várias formas de textos, como gráficos, figuras geométricas e histórias sejam transformadas em equações algébricas pelo candidato, para só depois, calcular o resultado cobrado em cada questão.
Também será exigido o conhecimento de gráficos cartesianos e a capacidade de analisá-los.
A leitura de gráficos e tabelas exigida no Enem evidencia o distanciamento entre o ensino médio atual e a proposta do Ministério da Educação para este nível. Apesar de, na sala de aula o assunto ficar restrito aos tipos de gráficos (pontos, pizza ou cartesiano), o Enem exige que o estudante saiba usá-los para a resolução de problemas, entendendo o que ali está contido e quais as consequências lógicas decorrentes. E mais, a leitura e interpretação de gráficos é cobrada não só na prova de matemática, mas em outras três. Desta forma, é preciso analisar e extrair deles informações para a resolução de diversas situações-problema.
Em geral, estão relacionados a situações da sociedade e da economia, aos fenômenos científicos e até mesmo à vida cotidiana. Lembre-se: a resposta estará na tabela ou no gráfico ou será o resultado de tendências apontadas neles.
São considerados mais complicadas, aquelas que exigem a extrapolação, ou seja, quando a análise dos dados do gráfico ou tabela serve para prever consequências lógicas. Ou ainda, nos casos de interpolação - quando precisamos encontrar o dado em algum intervalo dentre os ilustrados.
A estatística será cobrada, em geral, relacionada a situações reais, como na análise de dados econômicos, sociais e até na exposição de pesquisas de opinião. Os dados apresentados nas questões, e que servirão para os alunos fazerem cálculos, podem estar nos anunciados ou em gráficos e tabelas.
Alguns conceitos simples de estatística, que caem sempre na prova do Enem, costumam ser desconhecidos dos alunos, como os de moda, média e mediana. A moda é o valor que aparece mais vezes na amostra, entretanto, nem sempre uma amostra tem moda, e, quando tem, ela não precisa ser única. Mediana é o número que, depois de ordenada a amostra, fica bem no meio dela. Metade da população da amostra terá valor inferior à mediana e outra metade terá valor superior. Quando a população total for um número par, a média simples dos dois valores do meio da amostra será a Mediana. Em caso de a população total ser um número ímpar, o valor do meio é a mediana. Já a média, a mais fácil, é a soma de todos os valores da população dividida pelo total da população.
http://tribunadonorte.com.br/noticia/matematica-exige-raciocinio-e-atencao-na-hora-da-prova/199730
terça-feira, 18 de outubro de 2011
Vai prestar o Enem? Veja dicas de matemática
Professor Gláucio Pitanga comenta os cinco temas do exame
As dicas desta terça-feira do Portal da Bandpara o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) são sobre matemática. O professor Gláucio Pitanga, coordenador de matemática do colégio e curso Intellectus e colaborador do site Descomplica, dá algumas sugestões para o estudo nesta reta final.Segundo Pitanta, as “questões do Enem são ditas contextuais, pois associam a algum tema atual com conceitos matemáticos, por exemplo. Portanto, vale a dica de se ater mais nos dados conceituais destacando-os, se possível”.
Ainda de acordo com o professor, vale também “lembrar que os textos vinculados às questões podem se transformar em verdadeiros vilões uma vez que tomam muito o tempo do candidato. Sendo assim, inicie uma questão procurando pelos seus comandos, normalmente, ao final da questão”, completa.