domingo, 26 de fevereiro de 2012
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
Testes vocacionais.
Os testes vocacionais na internetpodem ajudar aqueles que ainda estão com dúvidas, ou não tem idéia do que serão daqui pra frente. É um momento em suas vidas só vocês podem decidir e não é viavél fazer isso de qualquer maneira, o ideal é que seja na calma, pensar bem refletir e correr atrás de seus objetivos.
No final do teste vocacional você poderá saber em qual profissão seguir ou se dar bem com base nas respostas que foram dadas, portanto nada de mentir ou mesmo se enganar. Entretando não se deixe levar, os testes apenas auxiliam na escolha de uma determinada área profissional, e não é um guia definitivo.
Lembre-se também que não vai adiantar de nada escolher uma profissão somente pelo dinheiro ou status que ela pode proporcionar, e sim deve-se escolher a profissão porque gosta de exercê-la, pois o dinheiro virá como conseqüência.
sábado, 11 de fevereiro de 2012
Concursos públicos: Veja dicas de estudo para prova de matemática e raciocínio lógico
Concursos públicos: Veja dicas de estudo para prova de matemática e raciocínio lógico
Consultado pelo UOL Empregos, Marcelo Lima, professor de matemática e autor do livro Matemática e Raciocínio Lógico para Concursos, elaborou algumas dicas para auxiliar os candidatos que pretendem iniciar seus estudos ou estão se preparando para prestar concursos que exigem tais disciplinas.
Segundo Marcelo Lima, não se aprende a matemática e o raciocínio lógico em um mês. O aluno deve manter uma rotina de estudos e quando próximo da prova, intensificar essa rotina principalmente através da execução de exercícios.
“As questões de matemática e raciocínio lógico cobradas nas provas dos concursos públicos querem avaliar a capacidade do concursando de raciocinar e não a sua capacidade de memorizar e aplicar fórmulas. Muitas dessas questões podem ser resolvidas usando-se conceitos básicos da matemática como as operações simples, regra de três e outros”, afirma Marcelo.
O professor aconselha o concursando a dar um enfoque maior no conteúdo de raciocínio lógico, pois este tópico dificilmente é apresentado aos alunos no ensino médio.
Formação
“As questões de matemática e raciocínio lógico cobradas nas provas dos concursos públicos querem avaliar a capacidade do concursando de raciocinar e não a sua capacidade de memorizar e aplicar fórmulas. Muitas dessas questões podem ser resolvidas usando-se conceitos básicos da matemática como as operações simples, regra de três e outros”, afirma Marcelo.
O professor aconselha o concursando a dar um enfoque maior no conteúdo de raciocínio lógico, pois este tópico dificilmente é apresentado aos alunos no ensino médio.
Formação
Para Marcelo, qualquer pessoa com qualquer formação pode concorrer aos cargos de níveis médio e superior de concursos onde a matemática e o raciocínio lógico façam parte do conteúdo programático.
"Pode acontecer de um candidato que tenha nível superior em uma carreira tecnológica, principalmente a informática, tenha mais facilidade no conteúdo de raciocínio lógico pelo simples fato de ele ter tido um contato maior com a lógica quando comparado com um candidato formado em direito, por exemplo".
Tipos de prova
"Pode acontecer de um candidato que tenha nível superior em uma carreira tecnológica, principalmente a informática, tenha mais facilidade no conteúdo de raciocínio lógico pelo simples fato de ele ter tido um contato maior com a lógica quando comparado com um candidato formado em direito, por exemplo".
Tipos de prova
O professor diz que é preciso levar em consideração a característica da banca organizadora do concurso para o qual o candidato está se preprarando.
“As provas do Cespe/UnB sempre contam com muitas questões sobre proposições e equivalências. Já para concursos organizados pela FCC (Fundação Carlos Chagas) existem muitas questões de sequências, tanto de letras como de números. Seguir a lista de assuntos do edital é importante, pois apesar de o concursando manter uma rotina de estudos, um determinado concurso pode ter um item específico que a maioria dos outros não tenha", explica Marcelo.
Pegadinhas
“As provas do Cespe/UnB sempre contam com muitas questões sobre proposições e equivalências. Já para concursos organizados pela FCC (Fundação Carlos Chagas) existem muitas questões de sequências, tanto de letras como de números. Seguir a lista de assuntos do edital é importante, pois apesar de o concursando manter uma rotina de estudos, um determinado concurso pode ter um item específico que a maioria dos outros não tenha", explica Marcelo.
Pegadinhas
Segundo Marcelo, o concursando cai nas pegadinhas quando não se prepara bem e/ou fica nervoso durante a prova. O nervosismo faz com que o concursando não veja um pequeno detalhe do enunciado isto pode levá-lo a achar um resultado errado que muitas vezes aparece nas opções de resposta.
"É preciso ficar atento e ler o enunciado da questão com muita atenção. Se necessário, mais de uma vez. Feito isso, ele deve traduzir esse enunciado do português para a matemática. Só após isso, ele deve começar a resolver a questão", orienta.
Estudos
"É preciso ficar atento e ler o enunciado da questão com muita atenção. Se necessário, mais de uma vez. Feito isso, ele deve traduzir esse enunciado do português para a matemática. Só após isso, ele deve começar a resolver a questão", orienta.
Estudos
Marcelo diz que concursando pode revisar os conceitos estudados durante o nível médio estudando pelos seus livros e depois focar num material específico para concursos. Dependendo de quais livros de nível médio ele possui e da sua facilidade ou não no estudo da matemática e do raciocínio lógico, ele poderá optar por escolher um livro de concursos somente com exercícios resolvidos ou um outro que possua conteúdo e exercícios resolvidos.
É importante estudar regras de três (simples e compostas) e equações. Com o domínio desses dois temas o concursando poderá resolver muitas questões.
“Concurseiros de primeira viagem devem ler bastante, pois uma boa leitura nos ajuda a aquirir conhecimentos gerais e aumenta a nossa capacidade de interpretação. Resolver questões de lógica, sequências e operações básicas ajudam. Para isso ele [concurseiro] pode usar provas resolvidas de concursos anteriores e até mesmo palavras cruzadas específicas de lógica”, diz Marcelo.
Provas anteriores
É importante estudar regras de três (simples e compostas) e equações. Com o domínio desses dois temas o concursando poderá resolver muitas questões.
“Concurseiros de primeira viagem devem ler bastante, pois uma boa leitura nos ajuda a aquirir conhecimentos gerais e aumenta a nossa capacidade de interpretação. Resolver questões de lógica, sequências e operações básicas ajudam. Para isso ele [concurseiro] pode usar provas resolvidas de concursos anteriores e até mesmo palavras cruzadas específicas de lógica”, diz Marcelo.
Provas anteriores
De acordo com o professor é importante estudar com base nas provas de concursos anteriores para conhecer o estilo da banca e também desenvolver a sua capacidade de raciocínio.
fonte: http://noticias.uol.com.br/empregos/ultimas-noticias/2010/09/23/concursos-publicos-veja-dicas-de-estudo-para-prova-de-matematica-e-raciocinio-logico.jhtm
fonte: http://noticias.uol.com.br/empregos/ultimas-noticias/2010/09/23/concursos-publicos-veja-dicas-de-estudo-para-prova-de-matematica-e-raciocinio-logico.jhtm
Livro raro de matemática financeira e matemática elementar está disponível na internet.
Livro raro de matemática financeira e matemática elementar está disponível na internet
O livro “Jucapixaba no mundo dos números” está disponível na Internet, em arquivos pdf, para pessoas interessadas em bibliografia antiga sobre matemática financeira elementar.
O trabalho de divulgação desse livro raro é do Grupo de pesquisa de Educação Matemática Financeira do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), com o apoio da página http://www.shitsuka.net/ .
A divulgação dessa obra também visa fomentar as discussões de docentes e pesquisadores sobre a educação matemática financeira nas últimas décadas, tendo em vista as necessidades atuais dos estudantes por conhecimentos matemáticos e financeiros.
O trabalho de divulgação desse livro raro é do Grupo de pesquisa de Educação Matemática Financeira do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), com o apoio da página http://www.shitsuka.net/ .
A divulgação dessa obra também visa fomentar as discussões de docentes e pesquisadores sobre a educação matemática financeira nas últimas décadas, tendo em vista as necessidades atuais dos estudantes por conhecimentos matemáticos e financeiros.
A obra trata do cálculo de percentagens e juros, abordando também o estudo elementar de tributos, para o cidadão em seu cotidiano.
O livro “Jucapixaba no mundo dos números” foi editado em 1983 pelo Governo do Estado do Espírito Santo e a Editora Brasília, como parte de uma ampla campanha de conscientização sobre tributos estaduais.
Destinado a estudantes do ensino fundamental, público e particular, o livro foi, na época, amplamente distribuído de forma gratuita a todos os alunos do Estado do Espírito Santo, com o apoio da Secretaria de Educação, visando fomentar o ensino de matemática elementar e de cálculos financeiros fundamentais. Por essas características, provavelmente tenha sido o livro de matemática com maior tiragem no Espírito Santo.
Tendo em vista ser resultado de uma iniciativa oficial na área de ensino de matemática, envolvendo educação de conhecimentos financeiros, o livro apresenta informações oportunas e interessantes para a pesquisa em educação matemática e a matemática financeira na região do Espírito Santo.
Os autores são os professores universitários Nelson Luiz Piôto D´Avila e Helio Rosetti Júnior, com as ilustrações do conhecido chargista e jornalista Milson Henriques.
A obra está disponível gratuitamente no endereço: http://www.shitsuka.net/mf/mf.htm
O livro “Jucapixaba no mundo dos números” foi editado em 1983 pelo Governo do Estado do Espírito Santo e a Editora Brasília, como parte de uma ampla campanha de conscientização sobre tributos estaduais.
Destinado a estudantes do ensino fundamental, público e particular, o livro foi, na época, amplamente distribuído de forma gratuita a todos os alunos do Estado do Espírito Santo, com o apoio da Secretaria de Educação, visando fomentar o ensino de matemática elementar e de cálculos financeiros fundamentais. Por essas características, provavelmente tenha sido o livro de matemática com maior tiragem no Espírito Santo.
Tendo em vista ser resultado de uma iniciativa oficial na área de ensino de matemática, envolvendo educação de conhecimentos financeiros, o livro apresenta informações oportunas e interessantes para a pesquisa em educação matemática e a matemática financeira na região do Espírito Santo.
Os autores são os professores universitários Nelson Luiz Piôto D´Avila e Helio Rosetti Júnior, com as ilustrações do conhecido chargista e jornalista Milson Henriques.
A obra está disponível gratuitamente no endereço: http://www.shitsuka.net/mf/mf.htm
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
Quer usar a Matemática para ser milionário?
Matemática: conheça os sete problemas mais difíceis do século 21.
Ser matemático e milionário no Brasil parece uma ideia paradoxal. Mas, se você realmente entender de matemática, talvez consiga. O Clay Mathematics Institute lançou, em 2000, um desafio: quem resolver um dos sete "problemas do milênio" ganha o prêmio de US$ 1 milhão. Ao todo, foram US$ 7 milhões destinados aos matemáticos que se atreveram a solucionar os teoremas e questões propostos pela entidade.
"São equações muito abstratas, é bem difícil até de entendê-las", comenta Pedro Luiz Aparecido Malagutti, professor do departamento de matemática da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).
Apresentados no Collège de France, em Paris, onde quase cem anos antes o matemático alemão David Hilbert havia feito semelhante proposta, questionando seus colegas com 23 casos insolúveis, os sete problemas desafiam a matemática contemporânea. Dos sete, apenas um já foi solucionado e, como prometido, o prêmio foi amplamente anunciado. O ganhador, no entanto, recusou-se a recebê-lo.
Conheça aqui os sete problemas mais difíceis da matemática no século 21.
Colégio Montessori: A maior aprovação está aqui!
Colégio Montessori: A maior aprovação está aqui!
O Colégio Montessori começa a campanha de parabenização aos alunos aprovados em vestibulares. A filosofia de preparação intensiva dos nossos alunos começa a dar resultados rapidamente. A implantação dos plantões para o vestibular, aulões integrados, participação em olimpíadas científicas, criou um regime de estudo quase integral para os alunos do 3º ano, aliado a isso temos uma equipe de professores sólida e qualificada, onde a maioria dos profissionais já atua no colégio há muitos anos.
Estamos muito felizes por nossos alunos, o índice de aprovação foi altíssimo nas melhores Universidades do Nordeste, tais como: Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Sergipe, Instituto Federal da Bahia, Universidade Federal de Pernambuco, Instituto Federal da Paraíba, Universidade Estadual da Bahia, entre outras; nos cursos mais diversos, dentre eles:Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Ciência da Computação, Letras, Medicina Veterinária, Engenharia de Produção, Matemática e Física.
A equipe do Colégio Montessori sente-se orgulhosa por seus alunos e deseja tudo de melhor nessa nova etapa da vida.
Desafio. Lotação esgotada.
Lotação Esgotada
Um elevador pode levar ou 20 adultos ou 24 crianças. Se 15 adultos já estão no elevador, quantas crianças podem entrar ?
Desafio! Quais são os algarismos?
Algarismos !
Três algarismos são representados pelas letras A, B e C, na soma abaixo. Quais são esses algarismos ?
A A A
B B B
+ C C C
A B BC