No dia 27/03/2016, na cidade de Cluj, Romênia, houve o jogo amistoso entre as seleções da Romênia e Espanha, no qual terminou em 0 x 0. Apesar do jogo ruim e decepcionante, principalmente para a favorita Espanha, algo chamou atenção: Operações de Matemática nas camisas da Seleção da Romênia.
Sabemos que a Matemática também está no futebol, seja para calcular os
pontos das equipes em casos de vitória, empate e derrota; seja para calcular os
saldos de gols; seja para calcular o tempo da partida. Nas camisas dos times de
futebol, cada número nas costas diz sobre a posição do jogador em campo, muito
importante para a estratégia dos técnicos. Isso, sem falar sobre as medidas e
as formas geométricas dos campos e a tecnologia aplicada nas bolas de
futebol.
A ideia de colocar as
operações matemáticas com adições, subtrações, multiplicações, divisões e
potenciações, representando o número de cada jogador da equipe, foi expor a
evasão escolar no país que está em aproximadamente 18% dos jovens romenos, uma
das maiores da Europa. De acordo com a Federação Romena de Futebol, um dos
maiores motivos dessa evasão escolar dos jovens está justamente por tentarem
perseguir o sonho de se tornarem jogadores de futebol.
Por exemplo, na camisa do
atacante Keseru, foi colocada a expressão numérica (6 x 5 - 4) / 2, representando
o número 13.
Para alívio dos locutores
de TV e Rádio, os jogadores não usaram a camisa durante o jogo, e sim na
entrada em campo e na execução do hino nacional. Após, usaram as camisas
normais.
De acordo com o
presidente da Federação Romena de Futebol, Burleanu Răzvan: “Futebol e
Matemática não são mutuamente exclusivas. Temos de olhar para o desporto e
educação como não apenas elementos complementares, mas fundamentais, integrados
na formação e aperfeiçoamento das crianças. Queremos ter geração saudável e
alunos inteligentes para alcançar um desempenho por meio de ferramentas
adaptadas às paixões. Através deste projeto, as crianças vão aprender as noções
básicas de futebol e ter uma oportunidade pela primeira vez no nosso país de
descobrir a Matemática através de uma abordagem atraente.”
E você, o que achou dessa ideia?
Nenhum comentário:
Postar um comentário