quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ENEM - Matemática exige raciocínio e atenção na hora da prova

  A prova de Matemática é aquela que, no Enem, apresenta conteúdo mais extenso e, por isso, requer que o candidato compreenda fenômenos, resolva problemas e analise propostas de intervenção na sociedade. O aluno precisa compreender que a linguagem matemática é uma construção cultural. Nesse sentido, as questões estão relacionadas à integração da linguagem matemática com a vida cotidiana.


Gráficos e tabelas são instrumentos usados nas provas do teste que avalia a qualidade do ensinoGráficos e tabelas são instrumentos usados nas provas do teste que avalia a qualidade do ensino


Para se dar bem na prova que será aplicada no próximo domingo (23), além de saber os conceitos básicos, é importante que o candidato faça uma boa revisão. Aqui, enumeramos alguns dos temas que vem sendo colocados como competências que o MEC espera que os estudantes tenham desenvolvido ao longo da vida escolar, em cada campo de conhecimento.

Geometria do ensino médio é um deles. Apesar das questões estarem sempre contextualizadas, espera-se que o candidato demonstre conhecimento sobre o valor de um ângulo, saber o que é um poliedro e o prisma e as relações entre os triângulos. Afora o que é cobrado do ensino médio, uma parte das questões utiliza conceitos simples - como metro quadrado, metro cúbico, pi, raio e teorema de Pitágoras - que são ensinados ainda no ensino fundamental.

A prova também trabalha com conceitos ligados a escalas. Tanto as mais conhecidas, definidas pelo Sistema Internacional de Medidas, como o "metro", quanto outras aceitas por esse sistema, como o "segundo", o "minuto" e a "hora". É necessário que o aluno compreenda que todas as escalas partem de uma construção autoritária e que qualquer outra poderia, desde que aceita por todos, ser utilizada pelas pessoas.  Estas noções podem garantir uns pontos a mais e ajudar a conquistar uma vaga em uma universidade. 

A prova pode, por exemplo, apresentar os dados em metros e pedir ao aluno para transformá-los em decímetros. Questões que relacionam escalas que são contadas de 10 em 10 com as contadas de 60 em 60 e/ou com escalas de 100 em 100, são consideradas as mais difíceis e que causam confusão aos candidatos. 

Outro conhecimento cobrado no Exame, é que o estudante relacione grandezas de diferentes formas. Para testar os conhecimentos sobre grandeza diretamente proporcional e a 'inversamente proporcional'. E, finalmente, cobra a noção de regra de três, os cálculos envolvendo porcentagem e juros simples ou compostos. Situações cotidianas, como juros cobrados por instituições bancárias ou o aumento do preço final de um produto quando resolvemos comprá-lo financiado são questões recorrentes no exame. 

A álgebra também tem presença garantida e em bom número na prova de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E não bastará resolver a equação. É necessário que situações representadas em várias formas de textos, como gráficos, figuras geométricas e histórias sejam transformadas em equações algébricas pelo candidato, para só depois, calcular o resultado cobrado em cada questão. 

Também será exigido o conhecimento de gráficos cartesianos e a capacidade de analisá-los. 

A leitura de gráficos e tabelas exigida no Enem evidencia o distanciamento entre o ensino médio atual e a proposta do Ministério da Educação para este nível. Apesar de, na sala de aula o assunto ficar restrito aos tipos de gráficos (pontos, pizza ou cartesiano), o Enem exige que o estudante saiba usá-los para a resolução de problemas, entendendo o que ali está contido e quais as consequências lógicas decorrentes. E mais, a leitura e interpretação de gráficos é cobrada não só na prova de matemática, mas em outras três. Desta forma, é preciso analisar e extrair deles informações para a resolução de diversas situações-problema. 

Em geral, estão relacionados a situações da sociedade e da economia, aos fenômenos científicos e até mesmo à vida cotidiana. Lembre-se: a resposta estará na tabela ou no gráfico ou será o resultado de tendências apontadas neles. 

São considerados mais complicadas, aquelas que exigem  a extrapolação, ou seja, quando a análise dos dados do gráfico ou tabela serve para prever consequências lógicas. Ou ainda, nos casos de interpolação  - quando precisamos encontrar o dado em algum intervalo dentre os ilustrados.

A estatística será cobrada, em geral, relacionada a situações reais, como na análise de dados econômicos, sociais e até na exposição de pesquisas de opinião. Os dados apresentados nas questões, e que servirão para os alunos fazerem cálculos, podem estar nos anunciados ou em gráficos e tabelas.

Alguns conceitos simples de estatística, que caem sempre na prova do Enem, costumam ser desconhecidos dos alunos, como os de moda, média e mediana. A moda é o valor que aparece mais vezes na amostra, entretanto, nem sempre uma amostra tem moda, e, quando tem, ela não precisa ser única. Mediana é o número que, depois de ordenada a amostra, fica bem no meio dela. Metade da população da amostra terá valor inferior à mediana e outra metade terá valor superior. Quando a população total for um número par, a média simples dos dois valores do meio da amostra será a Mediana. Em caso de a população total ser um número ímpar, o valor do meio é a mediana. Já a média, a mais fácil, é a soma de todos os valores da população dividida pelo total da população.



http://tribunadonorte.com.br/noticia/matematica-exige-raciocinio-e-atencao-na-hora-da-prova/199730

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