quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Os últimos dias que antecedem a prova do ENEM...

     Os últimos dias que antecedem a prova devem ser de tranquilidade, de relaxamento. Ouvir música, ir ao cinema, caminhar no parque, praticar esportes dos quais gosta contribuem para eliminar o estresse, bem como reduzir a ansiedade. Trata-se de um momento para preparar o corpo e a mente, por isso montar um cardápio saudável e dormir bem também se tornam fundamentais para que o estudante chegue preparado fisicamente e psicologicamente para enfrentar uma prova que exige muita concentração e paciência, acima de tudo.

     E no momento da prova? O que fazer? Deve-se evitar o nervosismo e saber controlar a ansiedade. Para isso, é importante que se tenha em mente que se trata apenas de uma prova entre tantas outras que uma pessoa vai enfrentar na sua vida. Não é o futuro que está em jogo, como muitos pensam e querem fazer com que o estudante também pense. Um futuro promissor não depende apenas uma prova. É muita responsabilidade nos ombros de jovens, que se encontram numa das fases mais bonitas da vida.  Se for bem, parabéns, mas se não for, não é o fim do mundo, pois outras oportunidades vão aparecer e um desempenho abaixo do esperado poder servir como estímulo para se preparar melhor visando a outros processos. 

     Para isso não faltam exemplos. Muitos jogadores que hoje são craques e ídolos em seus clubes foram reprovados em "peneiras" realizadas nas escolinhas de base. Mesmo assim eles não desistiram, deram a volta por cima e se consagraram anos mais tarde.
Quanto à prova em si, é basicamente de leitura e interpretação de textos. Sendo assim, é fundamental que os textos sejam lidos com muita calma, da mesma forma como os gráficos e as imagens devem ser analisados e interpretados. Deve-se fazer também uma leitura minuciosa dos enunciados para identificar realmente o que eles pedem, pois muitas vezes, a resposta está clara.
     No caso da redação, uma dica é que logo no início o estudante esboce um rascunho dela, pois a mente está descansada, permitindo assim que as ideias fluam com mais facilidade. Em seguida, parta para a realização da prova objetiva. Passada uma hora, por exemplo, o estudante pode alongar os braços e pernas na cadeira e parar por alguns minutos a fim de se recomporem as ideias. Sugere-se, após este momento, que o estudante retome a redação, relendo o que foi escrito, corrigindo eventuais erros e passando o texto a limpo com muito cuidado, evitando rasuras e caprichando na grafia. Em seguida, retorna-se à interpretação da prova. Não se trata de uma receita que deve ser seguida literalmente, mas apenas uma dica que, com base na experiência, contribui para um bom desempenho. É importante lembrar que o tempo é suficiente para a realização da prova. Por fim, só nos resta desejar boa sorte a todos os estudantes.

Nenhum comentário: